sábado, 22 de novembro de 2008

PCC – Segunda Parte

Para viabilizar os objetivos propostos não encontramos dificuldades, pois todos os sujeitos envolvidos foram acessíveis, e os locais de fácil acesso. Fomos bem recepcionados, alcançando assim nossos objetivos.
Com relação a participação da comunidade escolar no cotidiano vimos que uma minoria participa ativamente da vida escolar, sendo eles os membros da APP, conselhos em geral e alguns pais ou responsáveis. Observamos com isto que nem todos os estudantes se organizam junto com seus familiares para que haja participação destes na escola. Educadores e gestores se organizam de acordo com as atividades que acontecerão durante o ano letivo.
Sobre a inclusão digital dos sujeitos no espaço das escolas entrevistadas, observamos que esta inclusão é bastante precária quando a escola possui este ambiente, se limitando a uma simples aula de informática por semana, esta voltada aos conhecimentos básicos do computador. Não sendo utilizado para fins pedagógicos.
Visão que os grupos apresentam: Não vemos a escola como um espaço democrático, a gestão democrática escolar ainda é algo a ser conquistado. A escola se organiza de acordo com a comunidade que está inserida: horários, eventos comemorativas. O PPP existe e é bem elaborado e revisado anualmente, porém pouco eficaz, porque não é seguido assim como os PCNs.
Tipos de inclusão e exclusão: Digital, física e mental, social, racial, etc. Para que ocorra o processo ensino-aprendizagem, diante destas diversidades precisa haver a disposição para aprender e ensinar, ou seja, uma dualidade entre professor e aluno.
A liberdade de expressão é garantida dentro de certas regras, espaços e contextos, desde que não venham ferir as regras da escola. Questões como gênero, sexualidade, raça e etnia, são particulares de certas disciplinas.
As pessoas com necessidades especiais tem seus direitos garantidos em lei, mas dentro do espaço escolar estes estão longe de ser cumpridos, por vários fatores, despreparo dos professores, espaço físico inadequado, inexistência de material adequado a sua deficiência.

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